COMPRE PELO TELEFONE: (31) 3071-6261

Escolha do Eletrodo Ideal

O processo de soldagem por arco elétrico é bastante antigo, mas nem sempre a importância da escolha do eletrodo correto é observada, resultando em uma solda de baixa qualidade, acabamento ruim e consequentemente um resultado final do trabalho insatisfatório.

Os eletrodos são identificados através de um código composto de uma letra e quatro números, sigla pertencente, em geral, à norma americana de soldagem AWS (American Welding Society, ou Associação Americana de Soldagem).

Em casos em que a indicação do eletrodo não está disponível, como em embalagens danificacadas ou desconhecimento da nomenclatura, é possível calcular a corrente de soldagem em função do diâmetro do eletrodo, além da norma AWS: calcular 30A de corrente de soldagem para cada milímetro de diâmetro.

O ELETRODO

O eletrodo revestido é um condutor metálico que permite a passagem de uma corrente elétrica. É constituído por um núcleo metálico chamado alma, envolvido por um revestimento composto de matérias orgânicas e/ou minerais, com dosagens bem definidas.

O revestimento do eletrodo é muito importante para a qualidade da solda. Ele é fundamental para evitar a contaminação da solda por agentes atmosféricos. A camada de gás formada durante a solda evita que gases atmosféricos, como o oxigênio e nitrogênio, gerem um um metal nitretado e oxidado, cujas propriedades mecânicas terão um valor relativamente inferior ao das chapas de aço de baixo teor de carbono.

Para maiores informações entre em contato com a equipe da Fortaço (31) 3071-6261 ou Clique aqui e envie sua lista de materiais

Últimos Artigos

  • Via do Minério, 3245 - Barreiro Belo Horizonte - MG.
  • (31) 3071-6261
  • fortaco@fortaco.com.br

Grupo Fortaço